A Transformare: Arte, Cultura e Educação é uma microempresa individual (MEI) dedicada à pesquisa, produção e difusão de projetos nas áreas de memória, patrimônio cultural, artes e educação. Sob a representação de Darlan De Mamann Marchi, com ampla experiência acadêmica e atuação em órgãos públicos e instituições culturais, a Transformare desenvolve ações que aliam rigor técnico, conhecimento especializado e compromisso com a valorização da cultura.
A Transformare atua na pesquisa histórica e documental, criação de conteúdos pedagógicos, desenvolvimento de roteiros culturais e consultoria técnica em editais e fundos culturais. Realiza projetos como exposições, publicações, oficinas, palestras e eventos, além de ações de educação patrimonial, consultoria para restauração e roteiros para projeções mapeadas. Em parceria com empresas, órgãos públicos, instituições e grupos artísticos, busca preservar e difundir a memória coletiva, fortalecer identidades culturais e ampliar o acesso ao patrimônio cultural.
Darlan De Mamann Marchi, natural de Santo Ângelo (RS), é historiador formado pela Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e especialista em Docência para o Ensino Superior. Mestre e doutor em Memória Social e Patrimônio Cultural pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel), realizou estágio de doutorado na Universidade Nova de Lisboa, investigando as dinâmicas políticas e simbólicas que envolvem o reconhecimento cultural como patrimônio. Desde a graduação, dedica-se ao estudo do patrimônio cultural, tendo iniciado como estagiário no “Levantamento de Elementos do Patrimônio Turístico-Cultural da Região Missioneira” (IPHAN/Instituto Andaluz do Patrimônio Cultural).
Foi servidor público na Secretaria de Cultura de Santo Ângelo, onde coordenou o Arquivo Histórico Municipal, e participou de conselhos de cultura e patrimônio em níveis municipal e estadual. Realizou dois estágios pós-doutorais na UFPel, pesquisando processos de patrimonialização, memória social e identidades, com especial atenção à trajetória das políticas patrimoniais na região das Missões. Também atuou como professor substituto no Departamento de Museologia, Conservação e Restauração da UFPel e coordenador do GT História Cultural da ANPUH-RS.
É autor e organizador de livros, além de capítulos e artigos, desenvolve pesquisas sobre usos políticos do passado, memória social, processos de patrimonialização e políticas públicas para o patrimônio cultural.
Mais informações em: Currículo Lattes